quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Usando pc público? - aqui vai algumas dicas!

Olá macacada, tudo bem?

 Bom, hoje venho explicar um treco que ja faz parte da minha vida a algum tempo, que é não ter net em casa.

Desde o nascimento de minha filha (sim, eu sou pai, Rosalinda nasceu dia 7/10/2011), minha esposa (sim, me pseudo-casei) e eu nos mudamos pruma kitinet pequena, por motivos de economia, e, sua localização nos acabou sem um mimo, no caso, a falta de internet.

Como vocês, caros internautas que por um esquisito processo que o deus Google faz e acabam no meu humilde e chulé blog, podem perceber que eu estava a postar com uma certa constancia nesta humilde pocilga, e a falta de net também obriga-me a postar coisas mais rasas...mas, bah, estou me afastando do centro do post, então, vamos la!


..........................

1- Sempre mude suas senhas!

Isso é a primeira regra ao acessar um pc público, mesmo que tenha linux nele, algum administrador maldoso, ou, se tiver ruindow$, um scriptkidder metido a kraker pode estar capturando suas senhas para coisas nefastas como pegar suas fotos e publica-las em sites de putaria ou algo pior (e acreditem, pode piorar mesmo!)
Eu, pessoalmente, sigo a regra de mudar de 1 em 1 semana, quer diser, seguia, pois agora será mais frequente...mude sempre que puder, dum pc seguro!

2- Sites e downloads bloqueados!

Muitos administradores bloqueiam sites como Orkut e Facebook, ou ainda os downloads, com a justificativa de virus, falta de banda ou simples pressão administrativa pela produtividade (caso você acesse pelo pc do trampo, eu acesso pela facul, que e mais suave:D).

De toda forma, caso queira acessar sites e fazer downloads pequenos, um programa de proxy pode ser a salvação, e recomendo o famoso Ultrasurf (obs: somente para Ruindow$ com permissão de executável), e recomendo pegar a versão mais avançada possível!

Quando usa-lo, ele irá abrir o internet explorer, e irá se conectar a inúmeros espelhos pela net, usando a porta 433 e 9666, ou seja, as portas de sites seguros, como bancos e afins. Claro que o administrador pode bloquea-lo também, mas, até lá tem de pastar muito.
 
Link para donaldea-lo: http://ultrasurf.us/

3- Use programas portable

Programas portable, como o ja citado Ultrasurf, são ótimos para quem usa net de terceiros, pois te permitem várias coisas, como poder baixar arquivos, torrents, usar seu próprio navegador com seus favoritos e afins...claro que estamos pensando na hipótese de que o uso de executáveis está permitido no Windows do pc que você usa.

Lista de links para donaldear:

*Gerenciadores de Download*

*Navegadores*

*Descompactador*

*Messenger*

*Office*

*Torrents*

 4- Usem "A Nuvem"

O conceito de nuvem, a meu ver, é uma grande piada, você usa os aplicativos de terceiros a distância e salva tudo a distância, sem a garantia e segurança que seus dados estarão lá para ti (vide 4shared, que nos termos de uso, cita que não é responsavel pela perda dos arquivos caso o serviço cesse).
No entando, muitos pcs podem ter bloqueios a executaveis, e podemos estar querendo simplesmente ver um arquivo .doc ou algo assim, então, aponto abaixo os melhores serviços "de nuvem" para os internautas aproveitarem:

4shared - ótimo site de hospedagem, tem um limite relativamente grande para hospedagem, uso muito para baixar arquivos simples e hospedar também, bem prático e funcional, recomendo: 


Google Docs - útil quando se vai a um infocentro que os pcs são capengas e não rodam arquivos docx ou ainda não rodam pdf...claro que deixa meio pesada a página, dependendo do arquivo, mas é uma mão na roda, recomendo também!


Gmail - o melhor email do mundo - a meu ver, claro-. Seu limite é simplesmente imbatível, acesso a conversas pelo gtalk, integração com o googledocs e orkut e google +. Imbatível!

Hotmail.com - dificil hoje em dia ninguém saber deste email, mas, para quem não sabe, saibam (nossa, que trecho horroroso) que podem acessar o msn por ele (infelismente, é muito comum o uso do messenger nas terras brasilis, mas, vamo lá né):

5- Explorem as extensões dos navegadores

Firefox e Google Chrome são navegadores que possuem extensões, ou apps, muitas delas são ótimas para fins de donaldear, como o Downloadhelper, do firefox.
Não sou usuário do chrome, mas, deixo aqui minha dica final, explorem bastante as extensões, elas ja salvaram muito minha vida, como a ja citada extensão, que me permitiu baixar muitos arquivos do Youtube, mesmo no linux, onde a coisa geralmente xia por não ter como rodar algo sem a senha root, podem instalar extensões pelo firefox ou iceweasel (este mais no Debian), e ainda ter um uso relativamente bom. Explorem de acordo com suas necessitades!

.................................


Bom, é isso macacada, termino este post esperando que alguem tenha feito bom proveito!
Até um dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário