segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Plano de como fazer o Kaba Zurna

E ai macacada, tudo em riba?


Hoje venho aqui, neste humilde e fétido ponto perdido na internerd da vida para postar um treco legal, ou seja, um plano que eu achei na net de como fazer o kaba zurna !!!


Mas, que porra é essa?


O Zurna, segundo o site http://www.angelfire.com/art2/otken/zurna_yapimi.htm (tradução: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=tr|pt&u=http://www.angelfire.com/art2/otken/zurna_yapimi.htm) é um instrumento de palheta dupla, cônico, de origem do oriente médio. A palavra zurna vem do idioma persa, e representa a onomatopéia do instrumento.


Podemos dizer que o zurna é um parente do oboé, pois ambos tem palheta dupla e tubos cônicos (apesar do zurna ser mais na extremidade, e o oboé ser mais suave e uniforme).


Bom, segue abaixo o link do 4shared para o plano que catei no site acima, em .doc e, abaixo, o mesmo plano, só que disponivel sem switchero:


Site para donaldear: http://www.4shared.com/office/TRsoB57g/MADE_Kaba_Zurna_traduzido.html
..............................................



Faça o  Kaba Zurna


Transformar o corpo
Entre as pessoas, árvores frutíferas, as quais estão a ser dito chifres feitos. Mas até agora o melhor da árvore de ameixa, que zurnalardır zurnaların. De 10 cm. de largura, 60 cm. corte um pedaço de árvore de ameixa, jateamento ao metal chamado com um cinzel é feita através da fixação da superfície externa da rodada.

Assim, do mesmo tamanho (10 cm. Diâmetro, 60 cm. Long) forma cilíndrica é obtida. Obtidos a partir da forma cilíndrica da árvore, continuando a corrigir a forma da zurna é removido.

Ser abertas para
A árvore resultante, o lado inferior da clarion nova forma de sino parte 8 cm., A parte superior é de 3 cm. é grande. Os restantes 7 cm de diâmetro produtor pode fazer algumas do padrão não é observado em 10 cm, pode alguém, fazer os chifres não são padrão para a tomada de medidas são também surpreendeu. Obtidos a partir da parte interna da broca zurna, madeira torno, e com a ajuda de um oyulur fina. A primeira etapa, o tamanho real do espaço em que a madeira é perfurada zurna broca quebrar. Por esta razão, antes de pop um buraco em uma fina. Este buraco no "buraco piloto" é chamado. Então, gradualmente aumentando a espessura de brocas para chifres gradualmente trazidos para o tamanho normal.

Prorrogado por
No entanto, isso não é possível obter o som zurnadan. Por esta razão, o restante dos 15 zurna centímetros do interior. up up up de onde os buracos da explosão com o diabo para corrigir um pouco mais de escultura, feitas cônico. Assim, o corpo principal do zurna, foi descoberto.

Correção da superfície externa
A próxima etapa é o sino de abertura no interior das máquinas-ferramentas que utilizam artesãos mão usando técnicas de seu sino de abertura interna, em seguida, eles abrem
O interior do interior do sino de abertura com a mão para corrigir os restantes
Novo processo, necessário para o roubo, e abertura do processo de fixação dos buracos, que vai ser determinado.

Determinação do espaçamento buraco
Zurna é uma medida padrão usado na abertura dos buracos. Cada mestre tem suas próprias dimensões.

Fixação espaçamento buraco
O diâmetro dos furos fixa abriu alargando gradualmente a queimadura. onde perfurar os orifícios para a mudança não é padrão.

A abertura dos buracos queimados
Isso também evita que o zurna de se tornar o padrão. Eu fiz um monte de dimensões dadas aqui é que os resultados comuns que kabazurna
            Linguagem grosseira, incluindo o zurna ........ 53 comprimento do corpo cm.
            ...................................... O restante do diâmetro externo de 8 cm.
            A parte restante do diâmetro interno (espessura da parede 7,2 centímetros )..................
            Diâmetro externo da parte superior do corpo .......................... 3 cm.
            A parte superior do corpo é o diâmetro interno (espessura da parede 1,6 centímetros )......

            Distâncias a partir do furo principal no corpo a partir do topo
            1.          Buraco                           6 cm. 'No
            2.          Buraco                           De 10 cm. 'No
            3.          Buraco                           14 cm. 'No
            4.          Buraco                           18 cm. 'No
            5.          Buraco                           22 cm. 'No
            6.         Buraco                           26 cm. 'No
            7.          Buraco                          De 30 cm. 'No
            8.          Buraco                          8 cm. 'No         (Média do buraco no nível do corpo por trás do 1 º e 2).
            Há 8 buraco principal 7 mm de diâmetro. 'É

            O diabo o restante das distâncias buraco       :
            3. Em seguida buracos Satanás      (3 unidades)         38 cm. '(The zurna do topo   de)
         2.   Satanás próximo buraco           (1 médio)         42 cm. 'No
1. Buracos próximos Satanás 46cm (3 peças). "No
            5,5 milímetros de diâmetro buracos no Diabo. "Dir.
Uma vez aberto, todos os buracos nos chifres zurna (internos e externos) são corrigidos por lixar madeira. .

E lixar do interior da superfície externa

Corpo terminou
Construção da Linguagem
É uma das partes mais importantes do zurna. Buxo árvore é feita de 99%. Curso de língua dentro do tubo e cana, o som real. Estas duas partes é obtido. De 20 cm. de comprimento e 4 cm. diâmetro da árvore de buxo, Torno, vai entrar no top do tamanho da explosão até que ele é diluído com o zurna.

Afinamento da língua
Quando você entra não deve ser muito apertado ou muito zurna abundante. Parte 3 da língua que entram na zurna até o final do buraco deve ser. (150 cm).. Diâmetro da estrutura interna desta seção é o mesmo que o zurna. (1,6 Cm..). A língua, o restante do comprimento e diâmetro de 3 cm para fora da zurna. 'É. Linguagem, Torno 7 mm. "Dos longitudinal perfurado com uma broca.

Abertura das orientações linguagem
10 milímetros na parte superior da língua. perfurados para cima. Em direção ao canto inferior direito da 7 mm.para baixo como uma vela leve é fornecido. Mais uma vez, como a linguagem zurnadaki delindiği primeiro furo piloto guiado, em seguida, o tamanho real dos buracos são.

Seja o tamanho real da língua
Depois de perfurar a parte da frente da língua, o zurna 1 buraco desde o início, na parte de trás do zurna 8buraco é cortado desde o início.

Cortando o meio da língua
Lado é apenas parte de buxo. Estas peças são cortadas, a fim de alcançar uma boa linguagem é corrigido lixando mão ou com uma faca.

Lixa ou uma faca para corrigir a linguagem
O resultado língua, enquanto outro está queimado quando um som danos ıslığa similar. Se este som não é possível realizar uma çıkartılmazsa boa linguagem. A linguagem em si é feito um para o outro não zurnalara zurna. Isto é devido ao trabalho feito em um padrão. Linguagem, após a inserção no comprimento zurna zurna 56 cm. é.
     Tubo   Fazer
A construção da tubulação, a pessoa jogar zurna medições são feitas em termos. Em outras partes do zurna é realizada de acordo com o tamanho do produtor de chifres. Experiência de intérprete é muito importante na tomada de um tubo bem.
Minas de amarelo e prata são frequentemente utilizados no fabrico de tubos. Ocorre na parte inferior, mas é caro para o meu. 0,25 mm de espessura utilizada nos metais. 'É o tamanho do tubo para o velho artistas clarion clarion tocando é uma medida que julgar conveniente, e toda a gente tomou a decisão.
            Dimensões da abertura do tubo no formulário abaixo   são mostrados.

Figura 1 Descrição intersecção Bo
Medidas dadas na figura 1, a peça de corte de metal, facões e cachos. Curling ferro e um instrumento forjado em tamanho, que é continuado no conselho rolou, bateu com um martelo. A operação de calibração, o tamanho real das grandes dimensões do batido até que seja feito em etapas. O metal laminado, 55 mm.bileştirilir confins do tempo. kaybettirilir recursos adicionais podem ser feitas e onde. Se a fonte não pode ser combinado com dribles bom do ar durante o som não pode ser alcançado se saudável.

Imagem 16 Tubo
            Pipe, linguagem, alguns de 10 mm. "Deverá entrar no buraco da parte exterior, devido ao tamanho do fio enrolado engrossado na língua. Assim, no tubo de forma cónica exterior, envolto em corda achatada. Esse processo também pode ser feito com corda de cortiça ou couro.
Para o exterior do tubo, a corda não mudaria os enfeites são feitos de diferentes maneiras.

Pronto para tubos
Reed Fazer e Conexão
Kaba zurna que é um dos mais importantes reed água fresca que cresce nas bordas, e conhecido popularmente como "água de cana", a frase é derivado de uma planta. Reed água é coletada de duas formas.
1.)             Que floresceu canas cortadas İlkbahar'da. Por um período de 1-1,5 meses para descansar até que comecem a tornar-se frágil. Durante este tempo, a cor de palha verde amarelo. Kurutulmaması exigiu uma série de cana, ou se preparando para ser chifres quebrados.
2.)             Causas naturais que floresceu juncos İlkbahar'da quebrado, e, portanto, não pode crescer.Comprimento da cana cresceu na água como uma conseqüência natural de ficar seco e pronto para auto-construção. Em condições de umidade e são melhor qualidade do que a cana restante é principalmente Terve-CIH. Este número pode ser jogado por um longo tempo, água hastes de cana-de-qualidade estão preparados chifres.
De qualquer maneira, a água coletada em kamışlarının, é como uma caneta vazia. A parte interna é coberta com uma fina membrana. Primeiro de tudo ele deve ser desligado da membrana. A oca, membrana em forma de caneta é removida eo comprimento de 20-30 cm. A água kamışlarına "lança" é chamado. A Pedestrian zurna cana por 10 ou 15 pode ocorrer. Pedestres duração cana cortada de 2,5 cm. Não é bom all-around dır.Fakat a cana cortada. Bom ser capaz de roubar uma bengala rattan 10 ou 20 podem precisar de sacrifício.Pedestres diâmetro cana cortada, áspera zurnadaki é proporcional ao tamanho do tubo. Geralmente, 1 cm. de diâmetro.

Imagem 12 Kargılar

            Kargılar na forma de preparar a segunda fase da água junco, cana, cana-de-corte dos chifres é o processo de encolhimento. Nesta fase,   2 cm. de comprimento e 1 cm. cortam os juncos, primeiro embebido em uma variedade de maneiras. (Água, saliva, chá bebida, leite, etc) .. Para a cana umedecido, metade em forma de cone-pedaço de madeira está inserido. Esta espessura da placa em forma de cone, zurnadaki tamanho do tubo deve ser o mesmo. Reed, que é até em nível de placa com a parte de fora, cai para um fio fino enrolado começou. Este processo é o processo de encolhimento da cana. Um processo que requer muito cuidado deve katlanmaması encolhendo reed.
Processo de encolhimento é concluído, a remoção da cana Deixe secar na madeira. Dissolvido na seca cana, cordas e na madeira é removida. Reed, veio a moldar o tubo será ligado. Necessário para a secagem da palheta na forma desejada, caso contrário, ele retorna à sua forma original quando é dissolvida corda.Processo de encolhimento é concluída, a cana está pronto para ser conectado à tubulação.

Processo Pucker
Do alto do diâmetro do tubo eo diâmetro da palheta está pronto para o mesmo. Assim, reed pipe é inserido, o comprimento do tubo, é inserido na cana, diminuindo a partir do zero. Reed, o tubo está ligado a uma corda esticada muito fino. Enrugar-se na cana deve ser nivelada com o tubo, se ele está conectado à parte superior ou inferior da büzgünün, cana, pode ser derivada de um tom saudável. Portanto, o cuidado deve ser conectado ao nível do encontro.
A parte superior da palheta é conectado ao tubo em um círculo. A fim de obter som, cana, os dois lados têm de estar unidos. Este processo, entre o polegar eo dedo indicador, é fornecido pela compressão da palheta.Aresta ligando dois cana, a fim de evitar arredondar novamente até que esteja seco que você precisa para continuar a comprimir.

Conectar e Cane Estado Conectado
Preparado para a cana, strutting, a fim de alcançar o som, caniço com molhando saliva é necessária. Som cana seca não pode ser alcançado a qualquer momento. Tempo para jogar em Zurna cana, molhadas de cada vez.
Kaba Zurna Cuidados
Fora do novo edifício foram dentro e para fora antes de começar a desempenhar um zurna, gás misturado e óleo derramado na máquina. O líquido é derramado, absorva a árvore é fornecido. Para um líquido volátil que leva 1-2 semanas para secar na zurna. O objetivo deste zurna perda de fluido, o líquido absorve os poros das brechas árvore perto de evitar rachaduras nos primeiros roubado.
Kaba Zurna seca rapidamente no verão. Por esta razão, dentro e fora todos os meses ou quando zurna necessário, sementes de gergelim, amêndoas ou lubrificado com óleo de máquina.
Paredes internas de um zurna é usado constantemente como resultado do acúmulo de saliva suja. Esta sujeira, causando deterioração do zurnada afinação e entonação. Ele também incha devido à linguagem de umidade comumente utilizados na zurna. Limpar o interior do zurna é necessária para a remoção de parte da língua inchada. Esta instituição não deve ser usado para o 1-2 zurna semanas. Caso contrário, a linguagem que está inchado, é forçado a sair na língua e chifres quebrados. Descansou após a remoção da porção da parede interna da língua zurna com uma água que flui é limpo com uma escova adequada. A língua é um pedaço sujo de pano com uma parte limpa da saliva. Zurnadan removido da parte seca da língua, as duas extremidades se unem na zurna. Molhagem e adesão ao molhá-lo antes de abrir o caminho para a linguagem precisa ser inserido zurna limpos.
Dentro de um zurnadan umidificado sempre melhor para obter um timbre. Por esta razão, a pessoa jogando, uma hora antes çalımdan zurna ıslatması necessariamente dentro da cana, umidificação, e chifres. Caso contrário, os chifres não jogar em uma cana-de-unwetted.

Nenhum comentário:

Postar um comentário