segunda-feira, 30 de março de 2020

Usando o teclado virtual Yoshimi no Linux Mint + Captura de som com Audio-Recorder



E aí macacada, blz?
To retornando para a música, e, uma das coisas que me motivaram esse mês de quarentena foi tentar tocar teclado...

A real que eu, como muitos brasileiros, não pode se dar ao luxo de comprar um teclado, mas, a maioria de nós tem pc, seja para trabalho, estudo...daí pensei "poxa, um pc é 1000x mais potente que um teclado....será que não dá para emular um teclado no linux mint?"...e a resposta, depois de muita pesquisa, é sim!




 


O Yoshimi é um teclado que funciona bem em praticamente todos os pc que tenham o driver Alsa instalado. A vantagem, para mim, é que ele é bem simples, muito mais que o Rosengarden (que é um puta software de edição, mas apanhei feito um condenado e nem consegui fazer uma firula), e funciona!


Como instalar o Yoshimi:



Nota: estou usando o Linux Mint 19.1 (codinome: Tessa), com ambiente gráfico XFCE. Creio que os procedimentos aqui funcionem com todas as distros baseadas no Debian.

NOTA2: no Linux Mint 19.3 não é preciso instalar repositório para instalar o Yoshimi, só o AudioRecorder (atualizado em 17/05/2020).



Minha máquina é um notebook STI com  processador Intel Core I3 2.10Ghz, 8 giga de memória ram, hd sata 1 terabyte, audio Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller

1 - no terminal, logado no root, adicione o seguinte PPA:

sudo add-apt-repository ppa:ichthyo/music

2 - de o comando para atualizar o apt:

sudo apt-get update

3- instale com o comando:

sudo apt-get install yoshimi


Caso não queira terminal, pode procurar pelo synaptic, ou ainda, baixar os pacotes nesse site: http://yoshimi.sourceforge.net/downloads.html



Usando o Yoshimi:



De alt+f e escreva yoshimi. Ele, de cara, abrirá assim no seu pc, só a tela do programa, porém, sem o teclado:






Para acionar o teclado, clique aqui:





Aí o teclado surge:





Para mudar os instrumentos e sons, clique aqui:




Não vou por todos os sons, pois são mais de 120 entre piano, percussão e eletrônicos! Há, ainda, efeitos que você pode selecionar (como eco,por exemplo)




Capturando o som:


Até o momento, não achei nenhuma opção no yoshimi para capturar o som direto, logo, tive de recorrer à um software, e, no meio de tantos, o que funcionou no meu modesto pc com os drivers Alsa foi o Audio Recorder:







Para instalar o Audio Recorder, segui os seguintes passos:



1- no terminal, como root, adicionei o seguinte repositório:

sudo add-apt-repository ppa:audio-recorder/ppa

2- autalizei o apt:

sudo apt-get update

3- instale o programa com o comando:

sudo apt-get install audio-recorder


Com o Audio Recorder instalado, é só chama-lo no alt+f2 escrevendo audio-recorder. Nesse programa não há muito o que dizer, ele grava e manda para a pasta Audio, na sua Home. É possível escolher o formato da gravação, no geral prefiro o formato .OGG, pois me parece ter uma qualidade boa. 


Pequena curiosidade: noto que há pouco sobre o yoshimi escrito em português, o que é uma pena! Caso hajam experts sobre o programa, deveriam escrever mais sobre ele! Seria uma grande contribuição para a comunidade linux!






Fontes para esse escrito: 








1- https://www.edivaldobrito.com.br/como-gravar-sua-voz-a-partir-do-microfone-no-ubuntu/


2- https://www.edivaldobrito.com.br/instale-audio-recorder-um-gravador-de-audio-para-linuxeste-e-um-aplicativo-de-gravador-de-audio-para-o-gnome-3-e-unity-desktops/ 

3- http://yoshimi.sourceforge.net/


Nenhum comentário:

Postar um comentário