domingo, 23 de fevereiro de 2020

Saxofone soprillo de vuvuzela em E - projeto, medidas e fotos [com vídeo no youtube]

Olá macacada, blz? To voltando a postar neste ponto fétido da internerd, para a alegria da galera!

Bom, hoje irei falar desse instrumento que fiz a algum tempo, o sax soprillo de vuvuzela: 









Esse tipo de vuvuzela é encontrada em lojas de festa, e vem, no bocal, com uma buzina. Como podem ver, cortei o bocal de buzina e, no local, encaixei uma mangueira para servir de tudel para a boquilha de sax alto. Tal mangueira tem em torno de 1cm de diâmetro, e, para melhor fixação, usei veda-rosca. É possível usar a boquilha de pvc também (disponível aqui: ), porém, para o encaixe no tudel de mangueira precisa de mais fita. 

Comprimento do instrumento: 36cm
Diâmetro do tudel: 10mm
Diâmetro do sino: 9cm
Diâmetro da ligação corpo x sino: 3,5cm

Medidas dos furos (do sino  para o tudel):
10,5cm: F#
15,6cm: G#
18,2cm: A
23cm: B
25,2cm: C
27,6cm: D

Furo inferior (conta a partir da ponta do tudel):
3,3cm: F


Som do sax vuvuzela soprillo funcionando: 

Pra que um sax de vuvuzela?

A alguns anos venho pesquisando sobre sax de pvc, sax de vuvuzela, sax quadrado, e, chegou a algumas considerações importantes, no caso, o sax de pvc tem alguns problemas físicos na 2ª oitava. Quando aciono o furo de registro da segunda oitava, ele não da a oitava direito. Com o saxofone de vuvuzela e com o saxofone quadrado, isso não ocorre, aciono o registro e a nota oitava certo. 
Entendo que o saxofone quadrado seja o mais promissor, pois pode ter medidas diferentes e usar materiais diferentes, mas, o de vuvuzela é mais rápido e acessível para se fazer, afinal, a pessoa pode comprar uma vuvuzela por menos de R$10 e furar ela para ter o sax. 
Claro que não deixarei de pesquisar o sax quadrado e o de pvc, mas, o sax de vuvuzela se mostra como uma alternativa rápida para quem quiser ter um instrumento com um som bom. Esse do vídeo mesmo, fiz o teorema de pitágoras e, em 10 minutos estava pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário