quinta-feira, 18 de junho de 2020

CEEJA realiza Oficina Online de Instrumentos Musicais Caseiros! Prof. Silvio S. F. Freitas Padrão Nesta quinta-feira, dia 18 de junho de 2020, pelo youtube, às 20h da noite!

E aí povo, blz?
Irei realizar uma oficina online pela escola CEEJA Sebastiana Ulian Pessine, onde farei um pequeno bate papo para falar sobre o processo de confecção de instrumentos musicais com materiais reciclados. 
Deixo o link da postagem do blog da escola, onde tem um texto meu e, ainda, o link para a oficina, via youtube, que será às 20horas!

Link do blog do Ceeja, onde tem um conteúdo por mim produzido: https://ceejamarilia.wordpress.com/2020/06/18/ceeja-realiza-oficina-online-de-instrumentos-musicais-caseiros/

Vídeo da oficina, no youtube:


2 comentários:

  1. Via alguns videos de seu canal e tenho uma pergunta. Como você sabe onde furar o tubo para ter determinada nota? Por exemplo, se eu tenho um tubo de PVC que, sem furos, soa em Dó, como eu faço para saber onde furá-lo para ter as outras notas musicais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco, boa noite! Você chegou aqui por pesquisa, blog ou youtube?
      No geral, faço uma série de divisões/fracionamentos (teorema de pitágoras) do tubo (em seu comprimento), mas, nem sempre funciona direito (o mundo real é mais complexo), logo, recomendo fazer diversos testes, furando aos poucos e, caso a afinação de errado, fecha o furo e tenta de novo...ciência do concreto, onde o teste é de suma importância.
      Deixei aqui no meu blog algumas medidas, mas, sempre use um afinador, faça um furo pequeno e vá aumentando até dar a nota certa.
      No mais, digo, faça testes, não tenha medo de errar.
      Caso precise, estou a disposição!
      Abraços

      Excluir