segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pequeno texto sobre a criação de meu terceiro protótipo de saxofone de pvc em La/A baixo


Olá macacada, blz?

Bom, como o título fala, irei falar aqui mais sobre como cheguei a este resultado, ou seja, o saxofone de pvc em La/A baixo, protótipo postado aqui ( http://silviofeitosa.blogspot.com/2012/01/projeto-do-meu-terceiro-prototipo-de.html ) e que pode ser visto no youtube aqui ( http://youtu.be/DEtyF2p1OUM ) e aqui ( http://youtu.be/CHwmh3OjQcA ).

Bom, para começar, não consta no projeto linkado acima, mas, dentro do tubo de 20mm existe outro tubo, de 2 cm de comprimento, tubo este de irrigação e emendas de mangueira, pouco antes da boquinha.

Bom, você, caro leitor, deve estar se perguntando, o porque usei tubos de diferentes mms, e a resposta é muito simples, é para burlar o problema de que o tubo de pvc é cilindrico e o saxofone é cônico, ou seja, no comprimento total existem diâmetros diferentes que faz com que o instrumento se aproxime o máximo possível do formato cilindrico.

Tal saxofone foi feito no que se convém chamar de "ciência do concreto", ou bricolagem, ou seja, partir da idéia com materiais presentes no redor do construtor, porém, sem informações e planejamentos necessários (o que, no caso de um saxofone de pvc ou bambú, é quase inexistente - ou pelo menos nunca achei algo completo e mais elaborado).
 
A metodologia de construção foi:

1- com o tubo de 20mm, faça a boquilha e teste, vá cortando até dar um timbre legal e fugindo do timbre do clarinete, usando uma embocadura relaxada;

2- quando chegar a um timbre legal no 20mm, coloque o 25 mm e veja o timbre, faça o mesmo, cortanto fugindo do timbre dum clarinete, quando chegar a um timbre legal, coloque o 32mm, e o mesmo com o 40mm;

3- fiz as furações baseado no teorema de pitágoras (pegar o comprimento total e dividir ao meio e ir fragmentando), isto não se mostra tão correto, infelismente os furos não ficam em afinação tão boa.


Este saxofone de pvc ficou em La/A baixo porque me faltou, na época, material para extende-lo a G/Sol, mas nada impede que alguém o faça.


Também existem alguns problemas, pois os no meu protótipo não chegam a afinação real, e isto percebi porque em outros pedaços de pvc os furos ultrapassaram o diâmetro que de para tapar com os dedos. Isto cria a necessidade dum sistema de chaves, e estou a tentar desenvolver um somente com plastico e EVA, mas ainda está em testes.

Outro problema são as notas mais graves, quanto mais se vai para a região do grave, menor o timbre do saxofone e menor a diferença percepitivel entre as notas. Acredito que este problema não seja resolvivel no pvc, mas sim em um tubo cônico de verdade com um sistema de chaves. Nisto ainda estou trabalhando e buscando respostas.

Bom, acho que é isto, caros construtores e leitores, espero que este pequeno plano e meus escritos possam ajudar a todos encontrar caminhos e soluções na criação deste instrumento de som tão belo, porém tão caro e com tão poucas informações sobre sua criação. 

2 comentários:

  1. e verdade eu venho tentando faser o mesmo em bambu e esta me faltando a nota re ok pois qualquer novidade eu lhe falo, mas não desista ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Eduardo, desculpe a demora em responder aqui, mas várias msgns foram para caixa de lixo por erro do google.
      Bom, eu não desisti, em verdade, fiz alguns protótipos usando vuvuzelas e ficaram interessantes numa afinação em lá.
      Também consegui fazer alguns instrumentos em papel (usando uma técnica chamada papietagem), e ficaram interessantes, creio que um hibrido no futuro, mesclando pvc, bambu, metal e papel possa ser viável.

      Excluir